BETERRABA TV Sem classificação Vingança faz bem? | Hamlet Ensina…

Vingança faz bem? | Hamlet Ensina…

| | 0 Comments|



“Ser ou não ser, eis a questão”. Eu, você e provavelmente a maioria das pessoas já ouvimos essa frase tão icônica, não é mesmo? O poder dessas palavras é tão gigantesco que nosso imaginário logo traz à tona a imagem de um homem segurando uma caveira. Mas o que exatamente isso significa? Porque, mesmo depois de séculos, ainda repetimos as palavras de Hamlet? Bom, prepare-se, porque hoje nós vamos descobrir se a vingança faz bem. Tudo isso, é claro, com o auxílio de uma das tragédias mais famosas de William Shakespeare.

Vídeo Completo: https://youtu.be/zqa0nD_IAyo

William Shakespeare é certamente o dramaturgo mais conhecido de todos os tempos. A simples menção de seu nome, nos faz lembrar de peças como Romeu e Julieta, Rei Lear, Otelo… Mas hoje nós vamos analisar a obra que muitos consideram como sendo a sua maior obra-prima: Hamlet. Uma história sobre vingança, morte e amadurecimento. Ou seja, apesar de um tema aparentemente fúnebre, o que podemos aprender com isso?

A vingança é um sentimento que todos nós, assim como o protagonista da tragédia, já experienciamos, certo? Ela é tida como algo negativo, mas será que podemos fazer bom uso dela? Será que a vingança faz bem? Pra isso, vamos ter que analisar o que as pesquisas dizem sobre esse sentimento. Mas, antes, por que não entender exatamente sobre o que se trata a peça Hamlet?

O enredo de Hamlet

A história gira em torno do príncipe Hamlet, que está de luto pela morte de seu pai, o rei da Dinamarca. Ele fica perturbado quando sua mãe, Gertrudes, se casa com seu tio, Cláudio, que agora é o novo rei. O fantasma do pai de Hamlet aparece, revelando que foi assassinado por Cláudio. Incitado pela vingança, Hamlet planeja descobrir a verdade e se vingar daquele que matou seu pai.

No entanto, sua jornada é marcada pela dúvida, dilemas morais e pela sua própria loucura. Hamlet acaba causando uma série de mortes, incluindo a de sua amada Ofélia e a de sua mãe. A peça culmina em um confronto final entre Hamlet e Laertes, irmão de Ofélia, onde segredos são revelados, traições são expostas e tragédia prevalece.

A história de Hamlet é um retrato complexo da natureza humana, explorando temas como ação e inação, loucura e razão, vingança e justiça. O personagem de Hamlet é um exemplo clássico de um herói trágico atormentado por suas próprias dúvidas e indecisões. A peça é conhecida por seus solilóquios memoráveis, incluindo o famoso “Ser ou não ser, eis a questão”. Hamlet continua a ser uma obra-prima do teatro, celebrada por sua profundidade psicológica e reflexões sobre a condição humana.

Segundo os Cientistas, A Vingança Faz Bem?

Assim como Hamlet, nós entendemos muito bem o sentimento de vingança. Os noticiários que assistimos, os filmes que são lançados, as injustiças que acontecem em nossas vidas… Enfim, tudo isso, de uma forma ou de outra, faz esse sentimento surgir em nós. Mas qual é a melhor forma de agir? Afinal de contas, a decisão de se vingar envolve também questões éticas e morais.

Inúmeras pesquisas já estudaram esse tema. Entretanto, pra nossa surpresa, elas comprovam que se vingar faz bem. Ou melhor, quando você age contra alguém que lhe fez mal, você se sente mais leve e, até mesmo, um pouco mais feliz. Porém, isso, é claro, é só até a página dois. Depois, surgem os arrependimentos e frustrações.

Ou seja, como equilibrar a nossa necessidade de vingar as injustiças sem que a gente perca nossas cabeças, como aconteceu com Hamlet? No vídeo dessa semana, nós vamos analisar justamente esse ponto e aprender com o próprio Hamlet o que fazer. Como se portar numa situação dessa? Bom, se você quer saber, basta clicar aqui e assistir o vídeo.

Related Post