Sejamos sinceros, a vida é repleta de beleza. Entretanto, toda pessoa nesse mundo, sem exceção, experimenta também o outro lado da moeda: o sofrimento. Como lidar com tudo isso? De um lado, existe o encanto do nascer do sol, do outro, a morte. Olha, eu, sinceramente, acredita que seja impossível passar por essa experiência sem se perguntar ao menos uma vez: “será que a minha vida vale a pena?“
Recentemente, me deu saudades de assistir aos filmes do Jack Nicholson. Então, achei que tava na hora de rever Antes de Partir, porque havia assistido a essa obra há muitos anos atrás e sabia que ela possuía uma grande lição de vida. O que eu não lembrava é que o filme não me deu apenas um ensinamento, mas, sim, um soco na boca do estômago.
Confesso: logo que vi os créditos subindo, comecei a pensar na minha morte. Sei que esse parece um tema sombrio e mórbido, mas é porque o filme não perde tempo e te chacoalha com o seguinte questionamento: você está realmente vivendo ou apenas desperdiçando tempo? Bom, nós já vamos responder essa pergunta, mas, antes, não custa nada relembrar a narrativa do filme.
O Enredo de Antes de Partir
A trama gira em torno de dois personagens principais, um empresário rico e bem-sucedido e um mecânico com uma paixão por conhecimento e um profundo senso de responsabilidade. Os dois homens se encontram em um quarto de hospital enquanto recebem tratamento para câncer. Quando descobrem que têm pouco tempo de vida restante, decidem criar uma “lista de desejos”, que é uma lista de coisas que querem fazer antes de morrer.
A lista inclui uma série de atividades e aventuras, desde viagens a lugares exóticos até experiências emocionais e desafiadoras. Ao longo do filme, os dois homens embarcam nessa jornada, enfrentando seus medos e encontrando alegria nas coisas simples da vida. Através dessas experiências, eles também exploram suas próprias vidas, arrependimentos e relações passadas.
Antes de Partir aborda temas profundos sobre mortalidade, amizade e a importância de viver a vida ao máximo. O filme mistura momentos emocionais e reflexivos com toques de humor, proporcionando uma experiência que faz os espectadores refletirem sobre suas próprias vidas e prioridades.
Falando sério… será que a minha vida vale a pena?
Se observarmos a vida em um sentido amplo, contrastando-a com a grandeza do universo, parece que ela perde o sentido, não é mesmo? Afinal de contas, o que nós estamos fazendo aqui? Qual é a contribuição que nós realmente podemos dar? Eu entendo que refletir sobre esse tópico pode gerar um certo desconforto, porque pode nos revelar que nós não somos tão importantes e essenciais quanto acreditávamos.
Mas será que o nosso destino é realmente tão trágico assim? Não é possível que estejamos de mãos atadas e que não exista nada a se fazer. Se há vida é porque há aprendizado… ou será que não? Esse dilema não é fácil. Mas, particularmente, eu gosto de acreditar que há um sentido por trás da nossa aparente insignificância.
No vídeo dessa semana, vamos falar justamente sobre isso, usando, como base, o filme Antes de Partir. Quem sabe o conteúdo te ajuda a compreender um pouco melhor como verdadeiramente aproveitar cada segundo da vida… Para assistir, basta clicar aqui.