Fala aí, pessoal! Beleza? O papo de hoje vai ser sobre o filme Rei Leão. Empolgados por aí? Porque eu mal posso esperar!
Link para o vídeo: https://youtu.be/BGQ24jj-LiE
Rei Leão é um filme que marcou a vida de inúmeras pessoas que nasceram entre os anos 90 e 2000. Aliás, há quem diga que se trata da melhor animação infantil de todas. Quanto a isso, sou suspeito! Mas, seja lá o que vocês pensam a respeito da obra, uma coisa é inegável: a jornada de Simba é um baita aprendizado de vida. E adivinhem? Vamos falar sobre isso hoje.
O longa-metragem foi extremamente bem recebido pela crítica e pelo público. Na época, alcançou o posto de segunda maior bilheteria de todos os tempos e faturou um grande número de prêmios. Inclusive, o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.
Tamanho reconhecimento não foi pra menos, afinal de contas, vocês sabiam que o roteiro de Rei Leão foi baseado na famigerada peça Hamlet de William Shakespeare? Pois é! As semelhanças não são poucas, reparem: temos um tio que assassina seu irmão por ganância ao trono, a busca de vingança do protagonista, etc. Bom, por falar nisso, o que acham de relembrarmos um pouco da história antes de falarmos sobre as lições?
A História de Simba:
Rei Leão conta a história de Simba. Um leão que nasce em berço real e que, ainda na infância, tem seu pai assassinado por seu tio Scar. Muito imaturo para compreender a densidade do acontecimento e guiado maquiavelicamente por seu tio, nosso herói acredita que foi ele o causador de tal desastre. Portanto, sem saber o que fazer com tamanha culpa e sem ter coragem para encarar sua mãe e contá-la sobre o acontecimento, o protagonista se exila.
Distante das terras do reino, Simba encontra Timão e Pumba, uma dupla hilária que o acolhe e oferece ao leão tudo o que ele mais precisa naquele momento: uma família. Simba cresce ao lema Hakuna Matata, que significa sem preocupações. Entretanto, por mais que ele tente fugir de seu passado, não consegue.
Com o passar dos anos, Simba percebe que ele é o rei e que, inevitavelmente, precisa encarar aqueles dias tenebrosos que deixou para trás e, portanto, tomar seu lugar de direito. Sendo assim, ele retorna às terras do reino para enfrentar Scar e seu passado.
As Lições de Rei Leão:
Como acabamos de ver, enfrentar o passado é o tema principal da história. E, para isso, existe um motivo: quantos de nós sabemos realmente como utilizar o passado da melhor maneira possível? Viram? Não é algo que se aprende na escola, portanto, cabe a nós descobrir como fazer isso ao longo da jornada.
Se pararmos para pensar, o passado – da maneira como o percebemos atualmente – tem dois motivos principais: servir como um fardo por carregarmos culpa do que fizemos lá atrás, ou para o saudosismo ao reclamarmos mentalmente de que o que se passou é muito melhor do que o momento presente.
É claro que isso não é saudável. Em primeiro lugar, isso nos desconecta da única coisa que realmente importa em nossas vidas: o presente. Em segundo, estamos revivendo memórias sem extrair nada de positivo delas, é apenas uma repetição de episódios que nos deixa exaustos mental e emocionalmente.
Rei Leão, entretanto, pessoal, nos oferece um grande insight em relação a isso. Nos mostrando que o passado pode ser utilizado de modo objetivo e prático. Ainda não está acreditando nisso? Pois então, façamos o seguinte: clique no link aqui embaixo, descubra como aprender com o passado e ainda outras 2 lições presentes no filme.
Link do vídeo: https://youtu.be/BGQ24jj-LiE
Galera, na semana passada falamos sobre o filme (CODA) No Ritmo do Coração, outro grande filme que levou a estatueta de Melhor Filme no Oscar desse ano e que possui incríveis lições. Clique aqui e leia!
Instagram: @patrickmajela
Site: http://patrickmajela.com