Fala, pessoal! Tudo tranquilo? Hoje nós vamos analisar um tema diferente. Um tópico dolorido pelo qual todos nós já passamos: o sentimento de culpa. Essa conversa é inspirada nos ensinamentos do filme O Gênio e o Louco. Portanto, prepare-se pra entender como se perdoar e, mais do que isso, entender o verdadeiro propósito da culpa.
Assista o Vídeo: https://youtu.be/rjRbace0k-4
O Gênio e o Louco, filme que conta com duas grandes estrelas no elenco, Sean Penn e Mel Gibson, é um retrato sobre o poder do perdão. Se você já experienciou a culpa, você provavelmente sabe que esse sentimento é capaz de devastar uma pessoa. Entretanto, a obra nos revela algo curioso: existe um motivo por trás dessa dor. Ou melhor, existe um propósito da culpa.
Pois é, talvez você esteja se perguntando como isso é possível. Mas você pode aprender muito sobre perdão através da culpa. E é justamente isso que nós pretendemos aprender com esse filme extraordinário que, aliás, é baseado em fatos reais. Entretanto, antes de mergulharmos de cabeça nesse tema, nada mais justo do que compreender um pouco sobre a narrativa do filme, né?
O Enredo de O Gênio e o Louco
A obra conta a história William Chester, um homem que cometeu um crime terrível, foi considerado insano e preso em um hospício. Ele passa seus dias se culpando por suas ações do passado. Entretanto, ainda na prisão, ele ajuda tremendamente na criação do primeiro dicionário inglês. Além disso, ajuda as pessoas que ele havia feito mal, como uma forma de reparar todo o estrago que havia feito.
Entretanto, apesar de ter se transformado em uma nova pessoa, William, mesmo assim, não consegue se perdoar pelo que fez. E é justamente nesse ponto que o filme introduz a ideia de que, por trás da dor, há uma razão de ser. Ou seja, o propósito da culpa é claro e bem definido, mas como poucas pessoas o compreendem, fica difícil superar esse sentimento.
Qual é o Propósito da Culpa?
Todos nós já experienciamos o sentimento arrebatador da culpa. Ela é capaz de destruir nossa esperança e, como se isso não fosse suficiente, ainda nos faz relembrar o passado. O que, é claro, gera mais dor e sentimento ainda. Mas e se houvesse um propósito da culpa? Já pensou como seria muito mais fácil lidar com esse sentimento?
Aliás, o que você precisa compreender é que o perdão não é tão difícil de ser alcançado quanto você imagina. Você é capaz de se perdoar, mas apenas de entender o propósito da culpa. Ou seja, no fim das contas, o sentimento de culpa existe para que você aprenda uma lição. Entende? O seu objetivo é fazer com que você não repita os mesmos erros do passado. Simples assim!
Isso, é claro, não significa que o sentimento de culpa não vá doer. Todos nós sabemos o quanto ele nos fere. O fato é que há um propósito nele. Busque dentro de si e você encontrará a maneira de se perdoar pelas coisas que fez. Você não precisa ficar reprisando mentalmente os eventos do passado. Você pode seguir adiante e aprender com os seus erros.
O Segredo sobre o Perdão
No vídeo desta semana, nós analisamos o filme O Gênio e o Louco e exploramos todas as suas lições sobre como perdoar e, principalmente, sobre como entender o propósito da culpa. Se você se sente atordoado e não sabe como lidar com a culpa, acredito que esse vídeo será capaz de ajudá-lo. Portanto, para assistir, clique no link abaixo.
Vídeo Completo: https://youtu.be/rjRbace0k-4
Perdeu o papo da semana passada? Nós analisamos o filme A Chance de Fahim e aprendemos sobre a importância do momento presente e sobre como a necessidade de ganhar pode destruir nossas vidas. É um papo super interessante. Portanto, não fique de fora! Pra conferi-lo, basta clicar aqui.
Instagram: @patrickmajela
Site: http://patrickmajela.com