Eu preciso confessar uma coisa: desde a minha adolescência eu sou perseguido por uma imagem. Uma imagem romântica que me instiga a ficar acordado até mais tarde, na crença de que essa ação me tornará uma pessoa criativa. Eu imagino um poeta, sentado com sua máquina de escrever, acompanhado de um copo de whisky e de um cigarro aceso. A essa figura, eu dou o nome de o poeta da madrugada.
Vídeo Completo: https://youtu.be/F_wAyZdvfpE
Eu não sei exatamente por que, mas eu sempre achei que a madrugada era um período de efervescência. Um momento em que a confusão do dia dá vez ao silêncio e a quietude completa. Essa quietude, entretanto, é o momento de maior força criativa. Essa ideia, acredito eu, deve ter vindo dos filmes que assisti.
Mas à medida em que eu amadureci, percebi que essa imagem não se aplicava a minha vida. Eu não rendia durante a madrugada, acordava cansado e, consequentemente, também não rendia no dia seguinte. Foi, então, que eu decidi que era hora de mudar. Era hora de apagar essa imagem da minha mente e descobri quais são os benefícios de uma boa noite de sono e o que, de fato, é capaz de estimular a criatividade…
Duelo: Criatividade Durante o Dia Vs. O Poeta da Madrugada
Secretamente, eu sempre soube que eu rendia muito mais durante o dia. Só que, por alguma razão, eu não gostava de ser assim. Eu queria poder contar pras pessoas que fiquei acordado até às 4h da manhã fazendo coisas mirabolantes… Você também já se sentiu assim?
Então, eu comecei a ler o livro Por que nós dormimos: A nova ciência do sono e do sonho. Essa obra foi criada por Matthew Walker, um dos maiores especialistas sobre o sono. E posso te dizer uma coisa? Eu não poderia estar mais errado quanto a ideia de que o poeta da madrugada é um símbolo de criatividade…
No vídeo dessa semana, vou compartilhar contigo um pouco do que eu aprendi sobre o sono e sobre a importância de cuidarmos de nós mesmos. Eu demorei um pouco a aprender sobre isso, mas acho que agora aprendi de vez. A criatividade não será encontrada na madrugada. Clique aqui e veja o vídeo.