E se conquistar o seu maior sonho te deixar mais infeliz do que a ausência dele? Essa é uma pergunta que parece não fazer muito sentido, não é mesmo? Afinal de contas, costumamos pensar que atingir nossos objetivos nos deixará mais feliz e, de alguma forma, dará sentido a nossa existência. Mas é cada vez mais comum vermos pessoas de muito sucesso garantindo que essa linha de raciocínio não é tão simples quanto parece. Por isso, hoje nós vamos falar sobre o perigo de conseguir o que queremos.
Vídeo Completo: https://youtu.be/2dye2h6QU3o
O filme Nasce Uma Estrela, estrelado por Bradley Cooper e Lady Gaga, é um remake que fez um sucesso estrondoso. Além de ter uma narrativa linda, a obra nos confronta com a realidade nua e crua de nossa existência. Lutamos pra conquistar nossos sonhos, achando que isso nos trará alívio e senso de dever cumprido, mas essa mesma conquista pode ter o resultado contrário. Por quê?
A sensação de chegar ao topo da montanha e perceber que a única coisa que lhe resta é descer, pode ser assustadora. O objetivo foi atingido, a bandeira foi fincada no cume, mas e agora? O que fazer daqui pra frente? Bom, nós vamos falar bastante sobre esse tema, mas, antes, é importante lembrar um brevemente da narrativa de Nasce Uma Estrela. Afinal de contas, foi justamente essa obra que serviu de inspiração pra esse nosso papo.
O Enredo de Nasce Uma Estrela
O filme acompanha a jornada de Jackson Maine, um músico talentoso, porém atormentado pelos seus problemas pessoais, incluindo o vício em álcool e drogas. Em uma noite após um show, ele acaba conhecendo Ally, uma garçonete que se apresenta em um clube de drag queens. Impressionado com seu talento, Jackson a incentiva a seguir sua paixão pela música.
Os dois iniciam um relacionamento pessoal e profissional, e Ally começa a ganhar destaque no cenário musical, enquanto Jackson lida com seus próprios demônios. À medida que Ally alcança o sucesso, a relação entre ela e Jackson é testada pelas pressões da fama, dos compromissos profissionais e dos problemas pessoais de Jackson. O filme aborda temas como amor, ambição e, principalmente, o gosto amargo que conquistar nossos sonhos pode deixar. Ou melhor, o perigo de conseguir o que queremos.
Como Lidar Com O Perigo de Conquistar O Que Queremos?
Você certamente já experienciou, mesmo que em doses homeopáticas, a sensação de conseguir algo que você tanto quer e depois enfrentar uma espécie de vazio existencial, não é mesmo? O nosso cotidiano nos oferece essa oportunidade diariamente. Às vezes compramos uma determinada peça de roupa que muito queríamos e, de repente, surge aquele voz em nossas cabeças dizendo: “por que eu fiz isso? Qual é o sentido?”
Essas experiencias já são suficiente pra percebemos que, se nos sentimos mal com algo pequeno, por que não nos sentiremos mal quando alcançarmos nossos sonhos? Essa é uma questão que merece um pouco de reflexão. Afinal de contas, imagina como você se sentiria se alcançasse seu maior sonho e isso não te completasse? Ou pior, se isso te deixasse mal e frustrado. Essa ideia já é suficiente pra que coloquemos todos os nossos objetivos em perspectiva.
No vídeo dessa semana, nós vamos analisar o filme Nasce Uma Estrela e compreender por que nós podemos nos sentir tão mal quando as coisas vão bem. Aliás, além de explorarmos o perigo de conseguirmos o que queremos, vamos também analisar o que podemos fazer pra evitar que isso aconteça. Se você quiser assistir ao vídeo completo, basta clicar aqui.