Imagine o seguinte cenário: você acorda atrasado pro trabalho e de mau humor. Como você tá correndo contra o tempo, você não toma café da manhã. Então, você entra no carro e… adivinha só? Tem um trânsito infernal. Além disso, começa a chover, o que piora ainda mais o trânsito. Pra fechar com chave de ouro, o seu pneu fura. Agora me diz uma coisa: existe alguma coisa boa nessa situação? Não? Tem certeza? Bom, hoje nós vamos aprender a enxergar o lado bom das coisas ruins.
Vídeo Completo: https://youtu.be/VSuwX6m00h4
Imagino que você já tenha ouvido falar sobre o filme O Lado Bom da Vida, não é mesmo? Protagonizado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, a obra nos mostra que nada é tão ruim que não possa piorar. Bom, isso eu imagino que você já saiba, certo? Mas, na verdade, o filme vai além. Ele levanta a seguinte questão: será que existe um lado bom nas situações terríveis da vida?
Talvez a primeira resposta que surja em nossas mentes é: “NÃO!”. Mas será? Bom, só tem uma forma de descobrir… investigando! E como nós vamos usar o filme O Lado Bom da Vida como guia nesse nosso papo, nada mais justo do que entender um pouco da narrativa da obra. Então, simbora!
O Enredo de O Lado Bom da Vida
O Lado Bom da Vida é um filme que conta a história de Pat Solatano, interpretado por Bradley Cooper, um homem que acaba de sair de um hospital psiquiátrico após ter um colapso emocional. Ele retorna para casa dos pais e tenta reconstruir sua vida, mesmo enfrentando dificuldades para lidar com seus transtornos mentais.
É então que ele conhece Tiffany, interpretada por Jennifer Lawrence, uma jovem viúva que também enfrenta problemas emocionais. Juntos, eles desenvolvem uma amizade que os ajuda a lidar com seus traumas e a encontrar um novo sentido para a vida. O filme aborda de forma sensível e realista temas como transtornos mentais, relacionamentos interpessoais e, principalmente, a oportunidade que todos nós temos de enxergar o lado bom das coisas ruins.
Como é Que Eu Vejo O Lado Bom das Coisas Ruins
Eu aposto que se você parar pra pensar rapidamente sobre a vida, você vai encontrar inúmeras razões pra reclamar, não é mesmo? Pois é. Mas eu aposto que o oposto também pode acontecer. Você também consegue encontrar inúmeros motivos pra se alegrar. Então, em qual desses dois lados devemos focar? Difícil, não é mesmo?
A ideia de que todas as situações da vida, principalmente as negativas, escondem algo de positivo pode ser negada de início. Mas quanto mais você pensar a esse respeito, mais você perceberá que as situações negativas possuem um tesouro… sabe qual é? A possibilidade de você crescer como ser humano. E no momento em que você realmente compreender isso, o jogo muda.
É claro que ver o lado bom das coisas ruins, apesar de nem sempre ser fácil, é um esforço necessário. Quer ver só? Olhe pra sua vida por uns instantes, principalmente pros momentos em que você mais sofreu. Eles foram dolorosos e angustiantes, certo? Mas foi justamente esse sofrimento que te tornou a pessoa que você é hoje. Certamente muito mais resiliente e consciente do que antes. E esse é o ponto!
Mas deixa eu te contar uma coisa: tudo isso que nós falamos é apenas a ponta do iceberg. Porque, no vídeo dessa semana, a gente se aprofunda ainda mais nesse tema e analisa como colocar essa tarefa em prática. Portanto, se você quiser assistir ao vídeo completo, basta clicar aqui.