E aí, pessoal! Beleza? Hoje vamos papear sobre um dos maiores expoentes do estoicismo, Marco Aurélio, e a sua obra Meditações.
Link para o vídeo: https://youtu.be/5AWEVKmWAv0
Antes de nos debruçarmos sobre os inúmeros ensinamentos contidos em seu livro, vale a pena falarmos um pouco sobre quem foi essa figura história e a razão dela ser tão importante nos dias atuais. Portanto, apertem os cintos porque vamos fazer uma viagem ao passado.
Marco Aurélio (121 – 180 d.C.) foi um imperador romano e filósofo estoico. Precisamos lembrar que muitas pessoas já ocuparam esse mesmo cargo e não obtiveram êxito. Ele, entretanto, foi um dos maiores de todos. Governou Roma em seu apogeu, foi adorado por seu povo, justo, consciente e – não menos importante – o homem mais poderoso de seu tempo.
Viveu uma vida de muitas dificuldades e turbulências, mas que o fez aprender a prosperar e a vencer. Aliás, sua maior vitória de todas foi sobre si mesmo. E, nesse caso, vale a pena relembrarmos uma frase muito interessante de Platão que revela a importância desse feito: “vencer a si próprio é a maior das vitórias“. Marco Aurélio definitivamente foi um homem que cultivou virtudes e princípios ao longo da sua vida. Portanto, vamos entender como isso se deu.
As Meditações de Marco Aurélio:
O imperador romano, durante sua vida, desenvolveu um hábito pelo qual devemos ser muito gratos: manter um diário. Marco Aurélio escrevia ali tudo aquilo que precisava ser melhorado em si mesmo e todas as suas observações e lições de vida. Seu foco principal era compreender a vida e vivê-la de acordo com as leis da natureza.
Uma tema recorrente em suas Meditações é, por exemplo, a observação da natureza. Aliás, esse é um dos traços característicos do estoicismo, que acredita que, por trás de tudo que vemos, há uma harmonia. O Universo é interligado e tudo caminha de forma a manter a sua organização e sintonia. Portanto, se algo de ruim nos acontece, em vez de focar apenas na nossa vida – que é uma minúscula parte do Todo -, precisamos compreender que há uma razão por trás disso.
O estoicismo de Marco Aurélio e suas anotações sobreviveram ao tempo. Portanto, aquilo que era nada mais do que escritos extremamente pessoais e sem pretensão de ajudar outros, acabou por se tornar um manual da vida.
Siga Seus Princípios:
Bom, vamos ao tema principal do nosso papo de hoje. Marco Aurélio diz que precisamos ter princípios bem definidos e que essa é a melhor maneira de navegarmos pela vida. Sem isso, cometeremos erro atrás de erro, como crianças que ficam deslumbradas com qualquer coisa que passe pela frente. Perderemos o foco, gastaremos energia e nada cumpriremos.
Pensem em quantas vezes já tivemos que tomar uma decisão difícil. Nesses casos, em quê se apoiar? Simples, como diz Marco Aurélio: em nossos princípios. Independentemente das reverberações e consequências de nossas ações, se a tomamos de forma consciente, demos o nosso melhor. Portanto, fizemos aquilo que nos cabia e devemos ficar contentes e serenos em relação a isso.
Avalie seus princípios, veja se são os melhores que têm. Se a resposta for “sim”, não abra mão deles. Confie que serão sua melhor bússola para enfrentar as dificuldades e tempestades no caminho. Mas será que isso é suficiente? Por exemplo, como eu sei que meus princípios são confiáveis? Tem como eu testá-los antes?
Bom, fiquem tranquilos. Neste vídeo, vamos esmiuçar esse assunto e trazer citações do próprio Marco Aurélio para que vocês tenham mais clareza nesse assunto. Aliás, saibam que esse não será o único tópico abordado hoje. Ainda falaremos de duas outras lições estoicas que o imperador defende como sendo essenciais. Divirtam-se com o vídeo!
Link: https://youtu.be/5AWEVKmWAv0
Caso você tenha perdido o papo da semana passada, tudo bem. Conversamos sobre as lições presentes no filmaço Coach Carter – Treino Para a Vida. Se você tá precisando de motivação, pode ter certeza, esse filme é pra você. Clique aqui e confira.
Instagram: @patrickmajela
Site: http://patrickmajela.com