BETERRABA TV Sem classificação Manual de Epicteto – Como Responder a Uma Ofensa

Manual de Epicteto – Como Responder a Uma Ofensa

| | 0 Comments|


Jamais seja Insultado. Torne-se invencível com a filosofia estoica de Epicteto.

Pessoal, como vocês estão? O que acham de falarmos um pouco mais sobre a filosofia estoica? Só que, dessa vez, vamos abordar a obra Manual de Epicteto.

Link para o vídeo: https://youtu.be/bVBJyPR9KEg

O estoicismo, como já falamos em um outro post, é uma filosofia de extrema relevância nos dias atuais. Não é à toa que há um grande movimento de retorno aos filósofos do passado – que seguiram essa linha para – poder encontrar formas de lidar com as adversidades contemporâneas.

O foco do nosso papo de hoje, portanto, será Epicteto. Nele encontramos as principais características e traços da escola estoica. Ora, mas se já falamos sobre Marco Aurélio, que seguiu essa mesma linha, por quê devemos conversar sobre esse tal de Epicteto? Porque, em absolutamente todos os sentidos, ele viveu uma vida diametralmente oposta a Marco Aurélio, que foi Imperador de Roma. Sendo assim, poderemos observar que o estoicismo é uma filosofia abrangente e prática. A ideia não é absorver conhecimento e teorizar sobre a vida, mas, antes, aplicar aquilo que se sabe para viver uma vida virtuosa.

Como um bom bate-papo, não podemos deixar de mencionar que vamos ter uma lição de vida de importância máxima aqui. Mas, antes de qualquer coisa, vamos conhecer um pouco da história desse grande filósofo.

Manual de Epicteto e Sua Vida:

Nascido como escravo no território que atualmente faz parte da Turquia, Epicteto é um dos grandes expoentes da filosofia estoica. Diz-se que seu senhor era de uma violência e comportamento sádicos. Entretanto, Epicteto – apesar das circunstâncias pouquíssimo favoráveis – se mantinha sereno, compassivo e imperturbável. Tanto que, anos depois, acabou sendo liberto pois seu senhor simplesmente não sabia mais como lidar com ele.

Uma vez livre, Epicteto perambulou por algumas partes do mundo e, então, conheceu a filosofia estoica, pela qual é muitíssimo reconhecido hoje em dia. Seu modo de vida e sua sabedoria chamaram a atenção de muitas pessoas, que acabaram se tornando discípulos. Aliás, Epicteto, assim como Sócrates, não deixou nenhum tipo de anotação para trás. Portanto, o seu livro Manual é, na verdade, uma coletânea de observações e aprendizados de um dos seus discípulos.

Isso, é claro, só reitera o quão abrangente a filosofia estoica pode ser. Afinal de contas, o abismo, do ponto de vista social e financeiro, não poderia ser maior entre um Imperador e um escravo. Entretanto, olhem que curioso, quando examinamos apenas seus princípios e a vida que levaram, encontraremos muitas semelhanças na conduta desses dois.

Jamais Seja Ofendido:

O alicerce dos ensinamentos de Epicteto se resume ao seguinte ponto: saber distinguir entre as coisas que estão subordinadas à nós e as que não estão. Se uma pessoa consegue fazer isso, deu, então, o passo mais importante para levar uma vida serena, virtuosa e guiada por princípios.

Epicteto diz que nosso maior mal e, portanto, a causa dos nossos sofrimentos é inverter a ordem natural das coisas. Ou seja, nós temos a tendência de focar naquilo que não está sob o nosso controle e, em agindo assim, deixamos de focar naquilo que é de nossa responsabilidade.

Ora, mas e onde os insultos se encaixam nisso tudo? Muito simples. Nós temos o hábito de culpar as pessoas que nos ofendem, culpá-las por isso e reviver o episódio várias vezes em nossas cabeças. Só que Epicteto diz que precisamos compreender que para um insulto ter poder sobre nós, nós precisamos nos enxergar como a parte magoada e ferida da situação.

Já repararam o que acontece quando fazemos isso? Invertemos a lógica das coisas que estão subordinadas à nós. Ou seja, podemos controlar o que outra pessoa pensa ou diz sobre nós? Não. Sendo assim, quer gostemos ou não, não é de nossa responsabilidade escolher como seremos vistos por terceiros. Em contrapartida, o que cabe a nós? A forma que vamos absorver o insulto. Sendo assim, podemos nos enxergar como uma vítima e sofrer com isso ou compreender que estamos sujeitos as ofensas e seguir em frente.

A Solução Para os Insultos:

Neste vídeo sobre o Manual de Epicteto, portanto, vamos explorar com mais calma esse assunto e compreender aquilo que precisa ser feito para que os insultos não tenham mais poder sobre nós. Além disso, falamos, também, de outras 3 lições estoicas que Epicteto nos ensina para uma vida serena e de acordo com a natureza. Portanto, não percam o vídeo.

Link: https://youtu.be/bVBJyPR9KEg

Pessoal, semana passada, extraímos lições de vida de um épico do cinema: O Último Samurai. Nessa obra, há ensinamentos imperdíveis sobre disciplina e uma conduta em harmonia com a vida. Caso vocês tenham perdido, não se preocupem. Cliquem aqui e fiquem por dentro do que foi dito.

Instagram: @patrickmajela
Site: http://patrickmajela.com

Related Post