E aí, tudo beleza? Olha, posso te dar um mini spoiler do que te aguarda no papo de hoje? Você vai descobrir que precisará abrir mão de tudo que é importante pra você. Pois é, eu sei que talvez essa não seja a mensagem mais inspiradora de todas, mas é necessária. Aliás, o filme Os Banshees de Inisherin inspirou a nossa conversa. Enfim, tudo isso só pra te mostrar uma coisa: desistir é a única saída.
Vídeo Completo: https://youtu.be/J_fGtOc743w
Os Banshees de Inisherin, filme indicado a diversas categorias do Oscar 2023, nos traz grandes questionamentos sobre desistência e persistência. Até que ponto a nossa vontade de vencer nos torna teimosos? Como saber a verdadeira hora de parar? Pois é, não é nada fácil responder essas perguntas. Mas e se desistir não fosse tão ruim assim?
As interpretações de Colin Farrell e Brendan Gleeson são extraordinárias e nos ajudam a enxergar o tema principal sob novos pontos de vista. Portanto, antes de descobrirmos se desistir é a única saída, nada mais justo do que compreender um pouco melhor o enredo da obra, certo? Quem sabe ele nos traz algum insight a respeito do assunto?
O Enredo de Os Banshees de Inisherin
A obra se passa em uma ilha remota da Irlanda e conta a história de dois amigos de longa data: Pádraic e Colm. Entretanto, por alguma razão misteriosa e de forma abrupta, Colm decide parar de falar com seu companheiro. Isso, naturalmente, gera um conflito enorme. Afinal de contas, Pádraic não consegue mais enxergar sua vida sem Colm ao seu lado.
Portanto, a questão principal logo surge: em uma situação como essa, é melhor desistir de tudo ou persistir pelo bem maior da amizade? Ao longo da obra percebemos que esse conflito está sempre presente e que as consequências desse questionamento se tornam cada vez maiores e mais dolorosas. Mas e aí… o que fazer?
Desistir É a Única Saída
Vamos ser sinceros: todos nós, cedo ou tarde, nos questionamos sobre se devemos seguir em frente o abrir mão de algo, não é mesmo? Essa é uma pergunta que nos acompanha ao longo da vida. Por exemplo, devo insistir no meu sonho ou simplesmente desistir?
Uma coisa é certa: a simples palavra desistência já nos dá uma certa aversão, não é mesmo? Mas por que isso? Por que nós temos tanto medo de desistir? Bom, na verdade, por um motivo muito simples: porque, pra nós, desistir significa fracassar. Já percebeu isso? Imagine-se, por exemplo, chegando em casa e falando pra sua família: “pai, mãe… eu não aguento mais. Acho que vou desistir.” Não dá a impressão de que você fracassou na vida?
Entretanto, a ideia é olhar esse assunto por um outro ângulo. Ou seja, já parou pra pensar que desistir é a única saída? Pois é. Na verdade, desistir pode ser uma ferramenta – uma espécie de bússola -, que te mostra o que realmente é importante pra você. Ou seja, olhando dessa forma, até que o fantasma da desistência não parece mais tão assustador, né? Mas como usar essa ferramenta?
A Ferramenta chamada Desistência
No vídeo dessa semana, nós analisamos o filme Os Banshees de Inisherin e exploramos todos os ensinamentos sobre desistência e persistência. Ou seja, a ideia é que você compreenda como usar essa ferramenta a seu favor e que você tire proveito dela. Isso, é claro, sem aquela ideia de que abrir mão de algo significa fracassar. Portanto, pra descobrir por que desistir é a única saída, clique no link abaixo e assista o vídeo.
Vídeo sobre desistência: https://youtu.be/J_fGtOc743w
Perdeu o papo de semana passada? Nós falamos sobre o incrível filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo e exploramos o tema: como atingir o nosso potencial máximo. O papo foi super legal. Portanto, pra conferir o post, basta clicar aqui.
Instagram: @patrickmajela
Site: http://patrickmajela.com