Cá entre nós, pelo menos uma vez, você já se questionou se a sua vida é um sonho, não é mesmo? Essa é uma pergunta que por mais que, talvez, não faça parte do nosso dia a dia, vez ou outra, nos assombra. Mas posso te contar uma coisa? Tudo isso piora exponencialmente quando você assiste o filme Waking Life. E adivinha só? É essa obra que nós vamos analisar hoje. Ah, e claro, além disso, também vamos tentar responder a pergunta: a sua vida é um sonho?
Vídeo Completo: https://youtu.be/Zc151SfLcoA
Waking Life é um desses filmes que te deixam atordoado, sabe? Digo isso, é claro, num bom sentido. Aliás, posso afirmar, com uma certa segurança, que é praticamente impossível assistir a essa obra e não ficar fascinado por sonhos lúcidos. Daí surge a grande questão: como saber se a minha vida não passa de um sonho?
Por mais distante que parece essa possibilidade, o filme indica que ela é mais provável do que imaginamos. Portanto, por que não analisar esse ponto e adicionar a isso tudo um pouco da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein? Mas antes disso, é claro, vamos entender um pouco mais sobre a narrativa do filme.
O Enredo de Waking Life
Waking Life é um filme animado de 2001 dirigido por Richard Linklater. O filme segue um jovem que está preso em um estado de sonho lúcido, no qual ele vagueia por uma série de experiências estranhas e filosóficas.
Ao longo do filme, ele encontra uma série de personagens diferentes, cada um dos quais lhe apresenta ideias sobre o significado da vida, a natureza da realidade, a existência de Deus e outras questões profundas. Alguns dos personagens incluem um cientista, um anarquista político, um poeta de rua, um filósofo e um estudante de música.
O filme é feito com uma técnica de animação única, na qual as cenas foram filmadas com atores reais e, em seguida, animadas digitalmente com um processo chamado “rotoscopia”. Esse método deu ao filme um visual distintamente surreal e onírico, que complementa perfeitamente o tom filosófico do filme.
A Sua Vida é Um Sonho! E Agora?
Como você ja deve ter percebido, não adianta se beliscar. Não é essa estratégia que vai te fazer despertar. Entretanto, se, por alguns instantes, nós levarmos em consideração a ideia de que isso tudo pode ser um sonho, o que acontece? Bom, precisamos recorrer ao cientista mais famoso de todos: Albert Einstein. Em sua Teoria da Relatividade Geral, ele descobriu, basicamente, que o tempo não é absoluto. Em outras palavras, o tempo passa de forma diferente. Isso, é claro, é um resumo do resumo do resumo de tudo que Einstein descobriu. Ah, e ainda por cima, super simplificado.
Enfim, o fato é que nós, em grande parte, acreditamos que nossa vida é real por conta da passagem do tempo, certo? Nós nascemos, envelhecemos e, finalmente, morremos. Mas , como vimos, não podemos nos apegar tão firmemente ao tempo. Além do mais, na maioria das vezes, só descobrimos que estávamos sonhando quando acordamos…
Isso quer dizer que a minha e a sua vida são apenas um sonho? Bom, não necessariamente. Mas há muito mais a ser analisado sobre esse assunto. Portanto, no vídeo dessa semana, nós vamos nos debruçar sobre o filme Waking Life e, com o auxílio de Einstein, investigar um pouco mais sobre os sonhos e a nossa própria vida. Para assistir ao vídeo, basta clicar no link abaixo.
Vídeo Waking Life: https://youtu.be/Zc151SfLcoA