BETERRABA TV Sem classificação A Arte da Guerra – Seja Invencível | Lições de Sun Tzu

A Arte da Guerra – Seja Invencível | Lições de Sun Tzu

| | 0 Comments|


Aprende a Ser Invencível | A Arte da Guerra - Sun Tzu

Pessoal, como estão? Hoje vamos extrair lições de um livro milenar e, ao mesmo tempo, extremamente relevante nos dias atuais: A Arte da Guerra.

Link para assistir ao vídeo: https://youtu.be/13ieUAR-nCE

A Arte da Guerra é considerado o tratado militar mais antigo do mundo. Escrito pelo general Sun Tzu, este livro atravessou séculos e, atualmente, ainda é lido e admirado pelas pessoas. Inclusive, esta obra é muito utilizada nos mundos do negócio como uma ferramenta para a obtenção do sucesso.

O livro do general Sun Tzu, como todas as obras que permanecem relevante em qualquer época, aborda diversas lições de vida. E, apesar de seu enfoque ser na batalha entre exércitos, nós vamos examiná-lo a partir de um ponto de vista diferente: o nosso combate interno.

Portanto, a ideia é que os ensinamentos de Sun Tzu nos auxiliem a enfrentar nossos fantasmas internos e tudo aquilo que possa ser considerado como inimigo à nossa razão ou consciência. Aliás, aqui nesse post, vamos destrinchar uma lição em particular: como nos tornar invencíveis. Bom, mas antes disso, vamos compreender melhor quem foi o general Sun Tzu e de onde surgiu esse tratado militar.

A Arte da Guerra: Quem foi Sun Tzu?

Infelizmente, sabe-se muito pouco sobre a vida do autor deste livro. Sendo assim, basicamente a única coisa que resistiu ao tempo foi sua obra. Enfim… Sun Tzu foi um grande general chinês que viveu entre os anos 544 e 496 a.C.

A China, naquele período, passava por uma transformação na maneira de encarar e se preparar para o combate. Sendo assim, Sun Tzu, considerado um grande observador e amante das estratégias de guerra, buscando profissionalizar o combate militar, escreveu os 13 capítulos de A Arte da Guerra.

Neste livro, encontramos teorias, ensinamentos e lições sobre o combate. Passando desde a conduta correta de um general até o melhor tipo de terreno para o enfrentamento, este tratado militar cobre todas as principais estratégias de guerra.

Seja Invencível:

De todos os combates externos que temos que realizar diariamente, nenhum deles é mais difícil e cansativo do que a busca de vitória sobre si mesmo. Este é um tema interessante, ainda mais se o observarmos sob o prisma da “guerra”.

Talvez este termo soe muito radical, mas, se pararmos pra refletir, o que é a disputa entre nossa consciência e nossos pensamentos atormentadores, senão uma guerra. Ou seja, um conflito interno. E Sun Tzu pode nos ajudar justamente com isso.

O general chinês afirma que, melhor do que qualquer ataque, é a defesa. Ora, os pensamentos que nos fazem procrastinar são ofensivos. Vêm e vão quando querem e, geralmente, bagunçam nossas vidas. Sendo assim, o que precisamos contra eles? De uma excelente defesa.

A melhor forma de permanecer centrado e distante dos pensamentos, é apenas observá-los. Por exemplo, a meditação é uma das melhores ferramentas para atingir a maestria nesse ponto. Ela nos distancia do pensamento e, portanto, ele deixa de ter controle sobre nós.

É claro que há várias outras maneiras e técnicas para se criar esse espaço. Mas duas coisas são muito importantes e precisam ser compreendidas: a primeira é que essa é uma habilidade, ou seja, quanto mais você praticar, melhor ficará nela. A segunda, que esse é o caminho pra criar uma boa defesa e, portanto, pra invencibilidade.

Para Saber Mais Sobre A Invencibilidade…

Neste vídeo, vamos destrinchar com mais calma o assunto da invencibilidade e da vitória sobre si próprio. Além disso, também vamos abordar 2 outras lições presentes no livro A Arte da Guerra de Sun Tzu. Portanto, não percam o vídeo.

Link: https://youtu.be/13ieUAR-nCE

Caso você tenha perdido nosso papo sobre o estoicismo de Epicteto, que aconteceu na semana passada, não deixe de conferir. Falamos sobre como não se sentir insultado e receber ofensas. Para saber mais, clique aqui.

Instagram: @patrickmajela
Site: http://patrickmajela.com

Related Post