“E se eu tivesse dito sim, em vez de não? E se eu tivesse continuado com tal pessoa…? Quem eu seria hoje?” Parece impossível passar pela vida sem, de tempos em tempos, olhar pro passado e sentir uma certa culpa. Faz parte do ser humano analisar todas as possibilidades do que poderia ter sido se tivéssemos tomado outro rumo. O que nos leva ao inevitável sentimento de “me sinto culpado por não ter dado o meu melhor“.
Vídeo Completo: https://youtu.be/3fzH2gNsLpY
Durante muito tempo, eu reprisei inúmeros cenários na minha mente. Eu perdia horas e horas tentando enxergar onde eu estaria hoje se tivesse sido uma pessoa melhor lá atrás, ou se tivesse tomado decisões mais sábias. Mas, por mais que eu analise o meu passado, eu não posso mudá-lo. Portanto, hoje em dia, eu sou obrigado a encarar o sentimento de culpa… e isso me dói.
Como lidar com a culpa? Talvez essa seja a pergunta de 1 milhão de dólares, não é mesmo? Todos nós acumulamos culpa ao longo de nossas vidas e poucos são os que realmente aprendem a lidar com ela. Mas eu decidi que tentaria a sorte. Afinal de contas, não aguentava mais viver no passado… Então, decidi me dedicar a encontrar uma maneira de aliviar as minhas mágoas antigas.
Me sinto culpado por não ter dado o meu melhor… E agora?
A culpa é um desses sentimentos que chega de mansinho e quando você a percebe… bom, geralmente é tarde demais. Mas, a medida em que eu analisava a minha própria vida, eu comecei a perceber que a chave pra solucionar esse problema residia na ideia de “dar o meu melhor”.
No vídeo dessa semana, eu decidi tirar um tempo pra olhar pro meu sentimento de culpa e tentar resolvê-lo de uma vez por todas. Se, nesse momento, você também tá lidando com esse fardo, clique aqui e veja o vídeo.