Quanto tempo você ainda viverá? Você sabe utilizar o seu tempo de forma sábia? Bom, essas perguntas não são nada fáceis de responder. Entretanto, hoje nós vamos falar de um filme, chamado Living, que irá, no mínimo, nos fazer refletir sobre a procrastinação e a Lei de Parkinson. Nunca ouviu falar nessa lei? Então, deixa-me adiantar um pouco: ela é capaz de mudar o começo do fim da sua vida. Ficou um pouco perdido, né? Beleza, bora direto pro que interessa!
Vídeo Completo: https://youtu.be/gK90Nd9GWU0
Living é um desses filmes que te acompanha durante muito tempo depois que você sai do cinema. A obra aborda a questão do tempo de maneira extraordinária. E, nesse caso, não estamos falando do tempo de forma subjetiva e poética, mas, sim, de maneira prática: os dias de vida que lhe restam. Pois é… o que você fará com o tempo que tem em mãos?
Ah, além disso, nós também vamos falar, é claro, sobre procrastinação e a Lei de Parkinson. Aliás, existe algo que nos faça desperdiçar mais tempo de vida do que a procrastinação? Bom, pra descobrirmos como lidar com esse desperdício de tempo, precisamos, antes, entender qual é a narrativa de Living. Então, vamos ao que interessa!
O Enredo de Living
A obra conta a história de Williams, um funcionário público, que há anos se dedica a sua rotina. Sendo um homem ritualístico, tudo que ele faz é preciso, desde o lugar que senta do trem até as palavras que troca com seus companheiros de trabalho. Entretanto, tudo muda quando ele descobre que possui, no máximo, alguns poucos meses de vida.
Essa notícia não apenas o pega de surpresa, como também o faz observar quanto tempo de sua vida ele desperdiçou com rituais e coisas que jamais lhe acrescentaram. Sendo assim, ele passa a se dedicar a encontrar alegria na vida que lhe resta e, principalmente, a fazer melhor uso do seu precioso e escasso tempo.
(O Problema da) Procrastinação e a Lei de Parkinson (a solução)
Se você colocar na ponta do lápis todo o seu tempo de procrastinação, quantos dias, meses e anos você já perdeu? Essa pode ser uma conta assustadora, mas refletir sobre ela, mesmo que brevemente, é suficiente pra nos fazer colocar a mão na consciência. Pois é, nós estamos jogando nossas vidas foras. Preguiça, instagram, enrolação, enfim… a lista é longa e todos esses itens consomem nossos dias sem que a gente perceba.
Entretanto, nada está perdido. Você já ouviu falar sobre a Lei de Parkinson? Bom, essa teoria afirma basicamente que quanto mais tempo você tiver pra concluir uma tarefa, mais tempo você vai levar pra encerrá-la. E cá entre nós, isso faz bastante sentido, né? Afinal de contas, quantas vezes você sabia da data de entrega de um trabalho, mas, mesmo assim, deixou pra fazê-lo na madrugada anterior? Bom, isso é a Lei de Parkinson em ação.
Mas o que isso tem a ver com você? Tudo. Ou seja, perceba o seguinte, a maioria das pessoas apenas dão valor a vida quando percebem que estão perto de perdê-la. Isso, em outras palavras, é o começo do fim da sua vida. Mas, entendo sobre a Lei de Parkinson, você não precisa necessariamente passar por isso. Por exemplo, basta colocar prazo nas tarefas que você realiza, preferencialmente um prazo curto. Mas, na verdade, existe um segredo…
Como Usar a Lei de Parkinson a Seu Favor?
No vídeo dessa semana, nós analisamos o filme Living e extraímos todos os ensinamentos mais importantes sobre procrastinação e a Lei de Parkinson. A ideia é que você aprenda a dar mais valor ao tempo que você tem e compreenda como fazer isso. Portanto, não perca tempo, clique no link abaixo e assista o vídeo completo.
Living Vídeo: https://youtu.be/gK90Nd9GWU0
Instagram: @patrickmajela
Site: http://patrickmajela.com